artrose dos sintomas da articulação do joelho e tratamento

A artrose da articulação do joelho (na literatura médica também pode ser encontrada, o termo "gonartrose") é uma patologia, que possui um caráter degenerativo e degenerativo, cujo resultado é a deformação e destruição do tecido da cartilagem da articulação do joelho. A doença é acompanhada pela intensa síndrome da dor e pode levar à perda da funcionalidade da articulação, sua imobilização. Mais frequentemente, a gonartrose se desenvolve nas mulheres, além disso, os fatores predisponentes para o desenvolvimento desta doença são sobrepeso e varizes. Dependendo se uma ou duas articulações são afetadas, a artrose da articulação do joelho pode ser um ou bilateral.

Artrose

No curso de um estudo microscópico da cartilagem afetada, foi revelado que as primeiras mudanças patológicas nele surgem no nível molecular, o que inevitavelmente implica cada vez mais mudanças nas propriedades físico -químicas. O tecido da cartilagem perde sua elasticidade e elasticidade naturais, gradualmente mais finas, as microsnações aparecem na superfície da cartilagem. Na ausência de tratamento ao longo do tempo, a superfície articular do osso está completamente exposta, o que leva a uma violação da mobilidade normal na articulação.

As causas da artrose da articulação do joelho

As causas que provocam a ocorrência de gonartrose podem ser diferentes, geralmente o efeito combinado de vários fatores negativos que provocam artrose.

  • Ferimentos.  O impacto externo traumático na articulação é uma causa comum de gonartrose, especialmente em jovens. A articulação do joelho é um dos humanos mais difíceis do corpo, essa estrutura se deve a uma carga alta na articulação associada à franqueza. Além da cartilagem das superfícies articulares dos ossos femoral, grande e baixo que formam a articulação, possui um sistema de ligamentos que mantêm os ossos, bem como a cartilagem meniscici- semi-lua que fornece depreciação ao mover a articulação. Em frente à articulação é protegido por um padrão. Quando a articulação é ferida, a integridade de suas estruturas anatômicas é perturbada, a circulação sanguínea nos tecidos piora, o fluido pode começar a se acumular na cavidade articular e os depósitos de sais são deteriorados na superfície da cápsula e cartilagem articular. Em combinação com a dor em um movimento forçando a vítima a proteger a articulação, os processos distróficos se desenvolvem nele, levando à destruição da cartilagem ao longo do tempo. Meniski desempenha um papel importante, que, se forem danificados, precisam ser removidos. Nesse caso, a articulação do joelho perde o amortecedor natural, as superfícies articulares dos ossos experimentam uma carga excessiva e a cartilagem que os cobre rapidamente. Até 9 em cada 10 casos de remoção de menisco terminam com artrose da articulação do joelho.
  • Atividade física excessiva.  Esportes muito intensivos (especialmente correndo, agachamentos, especialmente com ponderação) ou trabalho físico exaustivo, associado a alta carga nas articulações do joelho (levantamento de peso, subindo as escadas) levam a lesões e desgaste prematuro do tecido da cartilagem.
  • Excesso de peso corporal.  Por si só, uma alta porcentagem de tecido adiposo no corpo não afeta a composição dos processos da cartilagem e bioquímica em suas células. No entanto, o grande peso corporal inevitavelmente se torna uma carga adicional para o menisco.
  • Doenças articulares inflamatórias.  Um pré -requisito frequente para a artrose é a artrite da articulação do joelho, independentemente de sua etiologia (reumatóide, reativa, juvenil, psoriática). O processo inflamatório crônico nos tecidos da articulação leva à distrofia da cartilagem e sua destruição.
  • Mobilidade articular congênita, fraqueza do ligamento.  Algumas pessoas têm elasticidade excessiva congênita, suavidade do aparato ligamento. Como regra, é complementado pela alta mobilidade articular. Essas pessoas se distinguem pela flexibilidade do corpo, são facilmente recebidas exercícios destinados ao alongamento. No entanto, a mobilidade das articulações tem seu menos: as superfícies articulares na articulação "macia" mudam facilmente em relação uma à outra, o que provoca os microdamutas da cartilagem, que com o tempo passam para a artrose.
  • Distúrbios metabólicos, incluindo minerais.  Quaisquer distúrbios metabólicos afetam inevitavelmente a estrutura e as propriedades fisiológicas dos tecidos do corpo, e o tecido da cartilagem não é exceção. Em particular, sua densidade é afetada pelo nível de cálcio no corpo.
  • Alterações relacionadas à idade.  Com o tempo, os processos naturais de envelhecimento fisiológico se intensificam no corpo. A microcirculação nos tecidos piora, sua nutrição piora; portanto, os processos degenerativos são aprimorados. A restauração do dano diminui. As articulações do joelho nas quais as mudanças relacionadas à idade são impostas ao desgaste gradual da cartilagem não são exceções.
Artrose deformadora

Como a artrose das articulações do joelho é manifestada?

O primeiro sinal de gonartrose é uma sensação de restrição, aperto na articulação, especialmente de manhã, imediatamente após a saída da cama ou durante o dia, depois de um longo sentado em um só lugar. O paciente precisa ir um pouco para que esse desconforto desapareça.

Um dos sintomas mais característicos com artrose das articulações do joelho é a dor. Cresce gradualmente, respectivamente, o grau de envolvimento da cartilagem no processo patológico. Com a artrose do primeiro grau, a dor é insignificante, pode ser perturbada pela manhã ou após o esforço físico na articulação afetada. Com a artrose do segundo grau, a dor é mais intensa, ocorre não apenas após a carga, mas também em repouso, com artrose do terceiro grau, ela se torna constante. Freqüentemente, a dor se intensifica com uma mudança no clima, que está associado a flutuações na pressão atmosférica. Uma articulação saudável reage a eles por uma mudança na pressão intra -articular, no entanto, com a inflamação da articulação, as capacidades compensatórias de seus tecidos são reduzidas e um desequilíbrio entre a pressão externo e dentro da articulação aparece, que é acompanhado pela dor.

Uma crise no joelho ao mover a articulação é outro sintoma característico da gonartrose. Está associado a uma violação da densidade da articulação da cartilagem, bem como à aparência nas superfícies articulares dos osteófitos - crescimentos ósseos.

Com a progressão da doença, a deformação da articulação afetada se desenvolve. Já na primeira etapa da gonartrose, o joelho pode inchar levemente em conexão com o desenvolvimento da inflamação nos tecidos da articulação - sinovite e acúmulo de fluido na lacuna articular. Nos estágios posteriores da doença, com a progressão do processo inflamatório, a articulação é deformada.

Uma diminuição da mobilidade no joelho é uma característica dos sintomas do estágio avançado da gonartrose. Alterações inflamatórias graves nos tecidos da articulação, osteófitos nas superfícies articulares, acúmulo de fluido na articulação, deformação da articulação, dor leva ao fato de que o paciente perde a oportunidade de dobrar livremente e estender a perna. Com a progressão do processo patológico, a articulação pode perder completamente a mobilidade.

Dor na articulação

O grau de artrose da articulação do joelho

A gonartrose do 1º grau é manifestada pela Chinology of the Joint pela manhã, dor insignificante pela manhã ou após uma carga intensiva na articulação. Às vezes, dores moderadas associadas a uma mudança climática estão preocupadas. A dor, como regra, passa de forma independente sem tomar medicamentos. É possível acumular uma pequena quantidade de fluido na cavidade articular e, nesse sentido, inchaço moderado da articulação. Durante um exame de raio X, as mudanças praticamente não são visíveis; em alguns casos, o afinamento da cartilagem nas superfícies articulares pode ser perceptível. 2 O grau de artrose da articulação do joelho é manifestado por dor pronunciada durante os movimentos do joelho que estão em repouso. Quando se dobra no joelho, uma crise característica é ouvida. Freqüentemente, uma quantidade significativa de fluido se acumula na cavidade articular, o que leva a uma deformação grave da articulação, perceptível a olho nu. Com o tempo, a mobilidade na articulação é significativamente reduzida.

Na raio x, o afinamento da cartilagem que cobre as superfícies articulares dos ossos, a aparência dos crescimentos ósseos, pode ser perceptível, um estreitamento da lacuna conjunta ou, pelo contrário, sua expansão pode ser observada. A articulação pode deformar o fluido acumulado dentro. A artrose da articulação do joelho do terceiro grau é manifestada por intensa dor constante no joelho, que não passa sem tomar analgésicos. Os ossos que formam a articulação, devido à dor intensa, inflamação e deformação do movimento na articulação, são deformados. Nos raios X, você pode ver um afinamento pronunciado da cartilagem até a exposição das superfícies articulares dos ossos, alterações distróficas no tecido ósseo adjacentes à cartilagem, a formação intensiva de osteófitos e a deposição de sais na cavidade articular.

Artrose da articulação do joelho: tratamento

O programa de tratamento para a artrose do joelho, seu volume depende diretamente do estágio do processo patológico que o paciente voltou para obter ajuda. Obviamente, a melhor decisão seria visitar o médico nos primeiros estágios da artrose, quando rigidez excepcionalmente leve pela manhã e dor insignificante no joelho após a carga. Nesta fase, você pode ficar sem analgésicos, fazendo a ênfase principal na recepção dos condroprotetores. São medicamentos que estimulam a restauração de processos metabólicos no tecido da cartilagem, a estrutura e funcionalidade normal da cartilagem. Sulfato de glucosamina, cuja substância ativa é sulfato de glucosamina, o componente natural de uma cartilagem completa, provou. O sulfato de glucosamina impede os processos de destruição do tecido da cartilagem e estimula a produção de seus componentes estruturais - proteoglicanos. As condutas serão complementadas pela ingestão de complexos vitamínicos-mininerais, além disso, é possível usar medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) de ação local, na forma de pomadas ou géis aplicados à pele acima da articulação afetada. O início antecipado do tratamento não é apenas uma garantia de eliminação de dor e desconforto, mas também a melhor prevenção da progressão da doença.

A gonartrose no segundo ou terceiro estágio não é mais um tratamento completo - você só pode aliviar a inflamação aguda, eliminar a dor pronunciada e, até certo ponto, melhorar a estrutura da cartilagem danificada. Para aliviar a inflamação e a dor agudas, os AINEs do Geral (na forma de comprimidos, injeções) e ação local (géis, pomadas) podem ser aplicados, eles podem ser complementados com a recepção de analgésicos não brutados. No terceiro estágio da doença, os AINEs, em regra, são substituídos por medicamentos glicocorticosteróides. No período agudo de artrose, é importante minimizar a carga na articulação afetada, a fim de evitar uma destruição adicional da cartilagem nela.

dor

Após a transição do processo patológico para o estágio de remissão, o tratamento da artrose do joelho está no decorrer dos condroprotetores para restaurar o tecido da cartilagem, melhorar o metabolismo. Além disso, no estágio de remissão com artrose de qualquer grau, são recomendados exercícios de fisioterapia, bem como um método de tratamento moderno, terapia de exercícios relacionados: cinesiterapia, que servirá como um incentivo para a restauração da microcirculação na articulação da articulação e, nos estágios posteriores da doença, evitará imobilização da articulação desinteressada. Também recomendou a caminhada em volume o suficiente para ativar o paciente, mas não levar à sobrecarga do joelho afetado. Os movimentos ativos não apenas ajudam a restaurar a mobilidade da articulação, mas também estimulam a produção de serotonina e endorfinas nas substâncias biologicamente biologicamente ativas que eliminam a dor e melhoram o humor.

Durante a remissão da gonartrose, o paciente é mostrado fisioterapia: lama, eletroforese, radiação, terapia de ozônio, exposição a ondas por ultrassom e ondas magnéticas. Na ausência do efeito do tratamento conservador da artrose do joelho, a impossibilidade de fazer movimentos na articulação, sua deformação significativa para o paciente, o tratamento cirúrgico foi indicado: próteses da articulação do joelho. Após a cirurgia e em reabilitação, a mobilidade na articulação é restaurada e o paciente pode retornar à vida ativa e ao trabalho.

A artrose da articulação do joelho é grave e, na ausência de tratamento, uma patologia desativada que reduz significativamente a qualidade da vida do paciente. Procure a ajuda médica oportuna no início da doença, com o primeiro desconforto, que ainda não sofreu dor, tratamento competente, que inclui a ingestão de condroprotetores, interromperá a progressão da doença e restaurará a estrutura do tecido da cartilagem.